quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Como particionar o seu cartão de memória - Xperia X8


*Salve todos os arquivos importantes do seu Cartão de memória, este procedimento apaga todos os dados contidos nele.
Este tutorial é um pouco complicado para quem não entende muito de informática, cuidado para não selecionar o HD do seu computador ao abrir o programa, fique atento!
Se você veio até este tutorial atravez do meu post anterior, você já deve ter em seu PC o programa: Mini Tool Partition, se não tiver ainda Clique aqui.
1° Passo: Preparar o cartão de memória
Instale o Mini Tool Partition em seu PC e conecte o seu cartão sd no computador (pode ser pelo celular mesmo, desde que esteja no modo usb (modo de transferência de arquivos).
2. Abra o programa e você deverá ver o seu cartão listado lá. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá em “Delete”. Para prosseguir o cartão deve aparecer como uma única partição desalocada (figura 1).
figura 1
3. Clique com o botão direito sobre a partição desalocada e vá em “Create”. Defina um label para a partição, set como partição primária e sistema de arquivos FAT. Mais abaixo defina um tamanho para a partição (figura 2) (essa partição será a que vai conter os seus arquivos: fotos, músicas, etc.). Clique OK. Feito isso, um “pedaço” do cartão aparecerá como sistema FAT e outro pedaço aparecerá desalocado. Clique no desalocado e vá novamente em “Create”, defina como partição primária também e como sistema de arquivos FAT32 (figura 3) (essa partição será onde ficarão os aplicativos instalados). Clique Ok.
 Atualização: depois de alguns comentários dos leitores atentei para o fato de que o sistema de arquivos FAT tem um limite de 4GB por partição. Sendo assim, se você tem um sdcard com capacidade maior que isso sugiro fazer as duas partições em FAT32.
figura 2
figura 3
Na listagem de partições deverá ter algo parecido com isso (figura 4):
figura 4
4. No menu superior do programa clique em “Apply” e aguarde ele criar as partições.
Pronto, se tudo ocorreu normalmente, seu cartão sd está pronto para ser usado. Essa foi a parte mais complicada, o resto é moleza.
Reinicie o aparelho!!!
2° Passo: Instalação e uso do Link2SD
Beleza, você preparou o cartão sd e agora é só usar o aplicativo para instalar os outros aplicativos no cartão.
1. Baixe o aplicativo Link2SD clicando aqui.
2. Abra o Link2SD e ele irá listar todos os programas instalados no aparelho, pode aparecer uma mensagem pedindo que você escolha qual o SISTEMA DE ARQUIVOS DESEJADO, escolha FAT16/FAT 32m, depois disso é só clicar sobre o app que você quer jogar pro cartão sd e depois clicar em “Create Link”. Reinicie o aparelho e pronto! Simples assim! Você pode linkar vários apps antes de reiniciar*.
Vídeo demonstração:

5 comentários:

  1. Qdo o cel xperia x8 é rooteado pra mover os aplicativos para o cartao sd, quais aplicativos instalados no telefone podem ser apagados sem prejudicar o telefone. Tipo contador, notas, pesquisa por voz, prefixo automatico, assistente de configuração, esses podem apagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te indico excluir nenhum desses pq não sao apps de operadora, os de operadora (vivo oi tim claro) vc pode excluir todos e pode excluir tbm os jogos demo que vem no aparelho.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. E ai, fiz esse procedimento no meu xperia sp mas na hora de criar o link, ele fica carregando. Outro sintoma é o fato de selecionar o cartao sd para armazenar as fotos...tambem nao da certo... Vc visualiza alguma solução?? valeu

    ResponderExcluir
  4. aqui deu tudo certo no meu XPERIAX8 Agradeço as informações

    ResponderExcluir